Grupo Escoteiro Almirante Tamandaré

Menu
Nossa História

Nossa História

O nosso Grupo foi fundado por Homero P. Barcellos, no dia 28 de Julho de 1959, com o nome de Grupo Escoteiro do Mar Almirante Tamandaré. Nossa primeira sede situava-se à Avenida São João, 2035 – 5º andar – sala 51 e com atividades náuticas na Represa do Guarapiranga.

Em 1967 o Grupo foi transferido definitivamente para área próxima à Represa de Guarapiranga, pela diretoria da época, liderada pelo Chefe Galetti. Mudou sua modalidade de Grupo Escoteiro do Mar, para Grupo Escoteiro Básico, alterando também a natureza de registro; deixando de ser um grupo patrocinado para ser um grupo aberto. Foi nesta oportunidade também que houve a mudança da sede para junto da Sociedade Amigos de Veleiros, à Praça Roma, nº 01.

Em 23 de Setembro de 1969 o Grupo obteve, da UEB, o certificado de reconhecimento do grupo, e é nesta data que comemoramos o seu aniversário. Nos primeiros meses o grupo era composto de uma Alcatéia e aos poucos foi surgindo a Tropa Escoteira. Logo surge o problema de local para atividades, que passam a ser realizadas nas proximidades da represa, voltando a realizá-las na SAV depois de algum tempo.
Em 1971 houve um problema na direção do grupo que contava apenas com a Akelá e instrutores, o que dificultou o prosseguimento das atividades. Com isso a Comissão Executiva, ao visitar outros grupos escoteiros para avaliar o que poderia ser feito, constatou que somente com a ajuda dos moradores locais, seria possível obter resultados positivos.

E assim começou; baseado nos cursos feitos por cinco pais e três mães, que se propuseram a arregaçar as mangas e trabalhar duro, reorganizando o grupo. Foram eles, Luiz Gianezi, Oswaldo Rotta, Jorge Suqisaqui, José Mateus, Zuleica Campos Rotta, Cecília Maria Silva, Mayumi (Clarice – Akelá) e Nobuo Mizikami (Presidente do Conselho).

Em 1977, nasce a 2ª Alcatéia. A diretoria sob orientação do Chefe Nobuo, começa um novo trabalho administrativo e surge a 1ª Tropa Sênior.

O grupo cresce e a sede já não comporta o grande número de jovens e todo o material das atividades. Em um conselho de chefia realizado para discutir o problema, nasce um sonho; o sonho da Sede própria. Através da Comissão Executiva, iniciou-se a procura, liderada pelo Sr. Elvécio de Oliveira, de um terreno junto à Prefeitura. Depois de algum tempo, o Sr. Elvécio consegue a indicação, pela AR de Sto. Amaro, de um terreno próximo à Avenida Atlântica e é dada entrada no primeiro pedido de consignação de uso do terreno através do presidente da Comissão Executiva Sr. Erich Schmidmeier.

Em 1980, nasce a segunda tropa escoteira, chefiada por Francisco Carlos Gonçalves da Costa (Chico).

Em 1981 o grupo participa do Jamboree Panamericano no Rio Grande do Sul, com quarenta integrantes entre escoteiros, seniores e chefia.

Em julho de 1985 participamos com escoteiros e na coordenação do IV Ajuri Nacional, em São Paulo.
Em agosto de 1985 nasce no grupo a primeira seção feminina, a Alcatéia 3, sob a liderança da chefe Zuleica Mees Valente.

Durante 10 anos, com muita garra por parte das comissões Executivas e Chefias que se sucederam, foram feitas reuniões, entrevistas, documentações e audiências junto à Prefeitura. Durante todo esse tempo, tivemos novos problemas com local para atividades e reuniões e fomos por algum tempo amparados por Escolas e Paróquias da região.

Finalmente dia 06 de Dezembro de 1985, obtivemos a Autorização para Construção da Sede. Sem verba para tocar as obras, recorremos novamente ao espírito de luta dos dirigentes, da chefia e dos pais, sob a liderança do Presidente da Comissão Executiva – Sr. Pietro Fontana.

Foram feitas campanhas financeiras, mutirões e contamos com a colaboração de várias pessoas, que mesmo não pertencendo ao movimento escoteiro, engajaram-se a nossa luta.

Em junho de 1986 nasce a tropa escoteira feminina, Tropa Escoteira 3, sob a liderança da chefe Iara Vicente.

Assim, em 19 de Setembro de 1987, inauguramos nossa Sede própria, cujo projeto foi feito pelo chefe Luiz Roberto de Moraes e pelo Chefe Carlos do Grupo Escoteiro Messiânico de Santo Amaro, sob a batuta do presidente da Comissão Executiva – Pietro Fontana.

“O sonho torna-se realidade”

Em 1992 participamos do Jamboree Colombo, em Osório/RS, junto a 8.000 escoteiros vindos de todo mundo.

Em 1999 participamos do Jamboree Mundial, realizado no Chile, acampando com 35.000 outros escoteiros. No retorno a São Paulo, recebemos escoteiros ingleses no regime de “home hospitality”.

Em 2007 participamos do Jamboree Mundial em Londres, comemorando os 100 anos do escotismo no mundo.
O ano de 2009 foi marcado pelas comemorações dos 50 anos de nosso Grupo Escoteiro, sempre dando continuidade à proposta de Baden-Powell, cujo principal objetivo é dar à juventude, na maneira agradável de “um grande jogo”, um complemento à orientação do lar, da igreja e da escola, contribuindo para o desenvolvimento do caráter, da personalidade e da boa cidadania.

O G.E.A.T. se destaca como um dos 10 maiores Grupos Escoteiros do Estado de São Paulo. Por aqui, durante esses 50 anos de existência, já passaram mais de 5.000 jovens e um grande número de adultos. Desses jovens, muitos atingiram o estágio máximo em seus respectivos RAMOS ao conquistar “Cruzeiro do Sul”, “Lis de Ouro”, “Escoteiro da Pátria” e “Insígnia de B.P.”.

Não só os nossos jovens se destacam, mas a chefia também, pois para praticar um bom escotismo, vários chefes alcançaram a “Insígnia de Madeira”, o maior estágio de formação para adultos que atuam no movimento escoteiro.

As atividades de campo foram inúmeras, destacando-se:

  • Jamboree Pan Americano no Rio de Janeiro e em Porto Alegre;
  • Jamboree Nacional do Paraguai em 1983;
  • Jamboree Nacional em Foz do Iguaçu em 2009.

Em 1985 nosso Grupo participou do maior acampamento realizado em São Paulo, o IV Ajuri Nacional, com a presença de 5.000 Escoteiros.