Um ser humano estranho que se veste todos os sábados, e alguns outros dias da semana quando necessário, com um uniforme pardo ou azul e que por vezes come comidas malfeitas, esquisitas, feita pelos jovens, só para estimulá-los a aprender a cozinhar e se virar. É aquela pessoa que se dispõe a trabalhar DE GRAÇA NOS SEUS HORÁRIOS DE FOLGA! Que VOLUNTARIAMENTE, cuida, protege, ampara, educa, se dedica AO FILHO DOS OUTROS!
Que muitas vezes deixa seu esposo(a), namorado (a), etc., em casa aos sábados para se dedicar a uma causa nobre. É alguém que se preocupa durante a semana, embora já tenha mil coisas para se preocupar, em levar NOVIDADES a seus jovens. Que pesquisa atividades legais para EDUCAR DIVERTINDO nas suas poucas horas livres durante a semana.
É muitas vezes um pai, ou uma mãe querendo acompanhar seu filho num projeto desconhecido a ela ou ele chamado ESCOTISMO que abre mão de dormir tarde aos sábados e domingos só para organizar e participar de acampamentos. Que se dispõe a dormir em barraca, a picadas de inseto, se embarra, se encharca, se suja, não come nem dorme direito e AINDA DA RISADA E FICA FELIZ ao ver o sorriso estampado na rosto de sua Tropa.
Fazer o que! Esse ser meio humano, meio ET – AMA O QUE FAZ E ACREDITA FIRMEMENTE ESTAR AJUDANDO A SOCIEDADE! Na verdade, um chefe escoteiro é uma pessoa que acredita que esse movimento brilhante de Baden Powell ajuda a preparar nossos jovens para enfrentar a sociedade, como melhores cidadãos, e batalham juntos com eles por um mundo melhor.