Espeleoturismo
1. Demonstrar conhecimento das diferentes formações de caverna e nomenclatura.
2. Relatar ao examinador a influência e outras importâncias das cavernas no desenvolvimento da humanidade.
3. Identificar pelo menos oito tipos de formações espelotemáticas,exibindo-as em imagens.
4. Apresentar para a seção, um trabalho contendo a importância das cavernas para o ecossistema local e os tipos mais comuns de vida encontrados em cavernas do Brasil.
5. Relatar quais os procedimentos de mínimo impacto, considerando entre outros, o lixo, dejetos humanos e capacidade de carga (números de pessoas por visita).
6. Relatar os trabalhos desenvolvidos por um clube ou associação local ou estadual, referente a estudos e mapeamentos de cavernas.
7. Listar três doenças que podem ser contraídas em cavernas com a respectiva prevenção e os sinais e sintomas que possam indicar seu diagnóstico
8. Possuir a especialidade de Primeiros Socorros no nível 2
9. Relacionar os itens de material e equipamentos essenciais para realizar atividades em cavernas.
10. Relatar quais são os obstáculos encontrados em cavernas, e as respectivas técnicas e equipamentos para transpor estes obstáculos.
11. Aplicar pelo menos uma técnica de resgate ou transporte de acidentado no interior de caverna.
12. Identificar e explicar como devem ser previnidos os riscos de acidentes em atividades em caverna seca; com lago e com rio em seu interior.
13. Demonstrar conhecimentos de sistema de ancoragem e técnicas de subida e descida por cordas, aplicados em espeleologia.
14. Organizar uma visita com a patrulha e conduzi-la em uma caverna com no mínimo 1km, sob supervisão de um adulto conhecedor do tema.
15. Ter participado de atividade em caverna com permanência no mínimo de 12 hs corridas em seu interior.