Aquariofilia
1. Listar os componentes de um aquário e descrever o processo de sua montagem.
2. Explicar a diferença entre termostato e termômetro.
3. Citar os diferentes tipos de filtros e oxigenadores, apresentando-os através de figuras, fotos ou desenhos.
4. Identificar 10 espécies de peixes de água doce e 10 de água salgada, apontando inclusive as diferenças entre machos e fêmeas, caso existam.
5. Elaborar e apresentar uma ficha contendo nome, nome científico, comprimento máximo, tipo de reprodução, ph mais adequado, comportamento, temperatura ideal da água, forma mais comum de convívio e origem de cinco espécies diferentes de água doce e cinco de água salgada.
6. Identificar cinco espécies de plantas ou invertebrados marinhos.
7. Listar cinco espécies de peixes mais adequadas para um aquário de água doce do tipo comunitário e um do tipo agressivo.
8. Listar no mínimo três doenças que afetam os peixes de aquários, listando também suas causas, informando a forma de medicar e o método preventivo adequado para cada uma delas.
9. Tirar cria de qualquer espécie de água doce, apresentando um pequeno histórico de desenvolvimento de um casal e de seus filhotes.
10. Montar a estrutura de vidro e um sistema elétrico para um aquário de água doce de no mínimo 30 litros.
11. Manter um aquário em pleno funcionando e um histórico de acontecimentos por 6 (seis) meses.
12. Explicar quais as possíveis consequências de introduzir uma espécime, seja ela peixe, crustáceo ou planta em um habitat estrangeiro (outro estado ou pais).